25 de mar. de 2010

O puro poder do evangelho

Simplesmente, e literalmente, indescritível o seminário ministrado pela irmã Edméia Williams no final da tarde desta quinta-feira (25/03). Na verdade, a palestra da irmã foi um grande testemunho do poder de Deus em sua vida e ministério. Nossa IBMT já teve a oportunidade de ouvi-la em 2006, numa conferência de oração organizada pelo Pr.Xavier.

Edméia é fundadora da Casa de Maria e Marta, obra missionária que atende crianças e anuncia a elas o Evangelho, no Morro Dona Marta, em Botafogo. Recentemente, ela foi convidada para um dos maiores congressos missionários do mundo, em Belfast, na Irlanda do Norte. Diante das maiores agências missionárias do mundo (SAMS, World Vision, Billy Graham Foundation...) ela foi questionada: "Como uma mulher negra, brasileira e sozinha consegue manter um ministério internacional?"
Com o "jeitinho Edméia Williams" de falar ela respondeu: "Meu filho, eu não tenho nem preparo para responder a pergunta de vocês. Eu sou maluca! Acredito que Jesus ressuscitou, que ele tá aqui agora e que é o mesmo hoje, não mudou. Deram pra ele no passado 5 pães e 2 peixes e ele multiplicou. Mas, se dessem feijão, ele multiplicaria; se dessem frango, ele multiplicaria também. Eu tenho entregue a ele carne, arroz, feijão, dinheiro, tempo e tudo que eu tenho. Em 19 anos nunca pedimos nem um tostão e nunca faltou nada na Casa de Maria e Marta".

Conversando com a plateia sobre chamado para servir a Deus a irmã deu um último toque. Disse que diversas pessoas se achegam a ela para dizer que têm um chamado para "tal" ministério. Ela então sempre pergunta: "Se Deus te chamou mesmo, por que você ainda não foi?" Geralmente, o interlocutor lança alguma explicação do tipo: "estou esperando a igreja me enviar"; "não tenho tido apoio"; "não sei como começar"...
Nessa hora saem da piedosa irmã palavras de exortação: "Toma vergonha e vai lamber sabão, irmão! Deus é doido de te chamar e não prover todos os recursos?" :-)

Não serei capaz de transcrever aqui a atmosfera de gratidão e reverência que Edméia conseguiu criar ao testemunhar de Deus na sua vida. Nenhuma criança perdida para o tráfico de drogas em todos os anos de trabalho, fechamento de todos os terreiros de macumba do D. Marta, livramento da morte ao ser ameaçada com metralhadoras apontadas para o seu rosto, 83% de evangélicos na comunidade, pacificação da comunidade em 2008 (motivo de oração por 20 anos).

Pra encerrar, ela foi perguntada sobre qual seria o papel dos teólogos e estudiosos num projeto  tão prático e frutífero como o que ela lidera: "Não faço a mínima ideia!" :-P

Arrancou gargalhadas....
um doutor teólogo me disse depois no corredor que descobriu que hermenêutica ela usa; a do amor

7 comentários:

Callebe Gomes disse...

A palavra é "Loucura".
Isso realmente é loucura.
E a Bíblia fala sobre isso.
A igreja, os pastores, teólogos, missionários, seminaristas deixaram a loucura de lado para trabalhar com a rasão. É racional ser treinado, estudar anos e anos para trabalhar como missionário ou pastor, mas é loucura ir para o campo sem um mínimo de estudo de teologia e filosofia.
Deus não quer teólogos e/ou filósofos, Deus quer loucos.

Ele utiliza as loucuras desse mundo para confundir as sábias, a sabedoria de Deus é loucura para o homem e a sabedoria dos homens é loucura para Deus.

Sejamos Loucos por Jesus.

Anônimo disse...

Paulo foi um destes "loucos", mas muito bem preparado antes de começar o seu ministério. E Deus multiplicou todo o preparo dele num ministério excelente e frutífero.

Não ter nem um mínimo de preparo não é a qualificação necessária para servir a Deus.

Mas, entre várias áreas de preparo, é necessário que o servo de Deus seja humilde, dependente de Deus mesmo e não do seu "preparo", maior o menor que seja.

André Freitas disse...

Eu concordo com o Anônimo; Deus usou todo o preparo de Saulo para fazer de Paulo o apóstolo para os gentios. Paulo soube usar seus conhecimentos sobre judaísmo e o mundo pagão para se tornar o principal apologeta do NT.

Mas concordo também com o Callebe que o Evangelho é loucura para esse mundo. Difícil compreender os caminhos de Deus para redimir Sua criação. Os homens por não entenderem Deus estão perdendo a fé. No entanto, acho que a razão pode se dobrar e ser usada para glorificar ao Senhor.

Mrs. Nascimento, Renata disse...

Glórias à Deus pela vida da Irmã Edméia...ela é sem dúvidas uma mulher muito usada por Deus na vida de muitas pessoas, ditas filhas de Deus ou não.
Estou muito feliz em saber notícias desse congresso e o quanto Deus te abençoou e falou contigo, líder.
Que ele continue nos abençoando, te usando para ser benção em nossas vidas e nos usando para abençoar a tantos outros.
Um pouco de toda essa loucura não nos faria nenhum mal...ao contrário, não é ? :P

André Freitas disse...

Obrigado pela participação e pelo incentivo, Renata

Pr. Cláudio C. Barrozo disse...

André, gostaria muitíssimo de conhecer esta irmã. Você poderia me falar mais sobre a participação dela naquela conferência de oração? Gostaria de poder traze-la para falar à nossa igreja. Meu telefone é 9398-4054 e meu e-mail ccbarrozo@hotmail.com. Obrigado! Pr. Cláudio Barrozo

André Freitas disse...

Caro Pr. Claudio, não nos conhecemos, certo? Mas, é um prazer tê-lo aqui no nosso blog. A conferência de oração em nossa igreja foi em 2006 e eu acho que ainda tenho o audio com a participação da Ir.Edméia Williams. Verei se acho e envio para o seu e-mail. Meu último contato com ela foi no Congresso de Teologia da Edições Vida Nova, no mês passado.

Os contatos dela que tenho são lá da Casa de Maria e Marta, em Botafogo, e não sei se são atuais. Lá vão:

Edmeia Williams: Casa Maria e Marta
Tel: 2537-5678 (Edmeia ou Patricia)
e-mail: edmeiawilliams@hotmail.com

Esteja certo que ela tem muito a falar à sua igreja.
Um abraço.